Umidade do ar vai ficar mais baixa amanhã no DF

17/05/2002 - 21h07

Brasília, 17 (Agência Brasil - ABr) - A umidade relativa do ar registrada nos últimos dias no Distrito Federal está em torno de 40% e não há ainda previsão de chuva para as próximas semanas. Hoje, a mínima registrada foi de 40% no período mais quente do dia. No sábado, o índice ficará mais baixo ainda, em torno de 35%.

Nesta época do ano, em Brasília, quando a umidade relativa do ar da capital chega aos níveis mais baixos - próximos aos 15%, no mês de agosto - é comum o aumento de incidência de doenças respiratórias, principalmente entre idosos e crianças. A maior vilã deste período é a poeira, pois traz bactérias e outros agentes alérgicos que propiciam a proliferação de infecções pulmonares. Segundo o médico da Clínica Geral do Hospital de Base de Brasília, Técio Couto, a umidade auxilia as vias respiratórias na hora de filtrar o ar. Quando o clima fica seco, alguns agentes patológicos não são filtrados, provocando doenças.

Para se precaver, o médico recomenda a utilização de baldes d’água e toalhas úmidas nos quartos. Porém, desaconselhou o uso de umidificadores, pois quando não estão limpos se tornam emulsores de bactérias e ácaros. Couto alertou ainda para a limpeza semanal de cortinas, tapetes e carpetes, para evitar a propagação desses agentes. Outra medida fundamental é beber bastante água para evitar problemas de desidratação.