Estabilidade deve ser perseguida dia-a-dia, diz Malan

17/05/2002 - 20h36

Rio de Janeiro, 17 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse há pouco que inflação sob controle não é uma "conquista definitiva" e que os preços poderão voltar a subir fortemente, caso sejam adotadas políticas equivocadas. "Dependendo da forma pela qual certas coisas sejam conduzidas, é possível que, lamentavelmente, isso aconteça", disse.

Malan afirmou que existe "na mente e no discurso de alguns" a idéia de que inflação foi definitivamente derrotada. Segundo ele, isso é um equívoco. "É um grave equívoco achar que a inflação jamais voltará, independentemente do que façam os futuros governos", ressaltou.

"Nada representa conquista definitiva do ponto de vista de gestão macroeconômica em qualquer economia. A estabilidade macroeconômica e a responsabilidade fiscal têm de ser conquistadas a cada momento", completou.

Malan defendeu que os debates a serem promovidos nos cinco meses e meio que antecedem as eleições concentrem-se nas implicações relativas aos temas da responsablidade fiscal, do respeito à restrição orçamentária e da preservação da inflação sob controle. As declarações foram feitas há pouco, no encerramento do seminário "Três Anos de Metas para a Inflação", realizado hoje no Rio de Janeiro.