Deputados querem ouvir cúpula de segurança do governo sobre espionagem

19/09/2013 - 13h39

Karine Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Câmara dos Deputados deve ouvir na semana que vem a cúpula da área de segurança do governo sobre as medidas adotadas pelo Brasil a partir das denúncias de espionagem feitas pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA).

Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Siqueira, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, devem ser ouvidos na próxima terça-feira (24) em audiência conjunta das comissões de Constituição e Justiça, de Relações Exteriores e de Ciência e Tecnologia da Câmara.

O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), autor de um dos requerimentos, disse é que preciso avaliar a estrutura, as vulnerabilidades e o funcionamento da defesa cibernética no Brasil. Ele alertou para o perigo de sabotagem a que o país pode estar sujeito e disse que o Brasil conta apenas “com um incipiente Centro de Defesa Cibernética, do Exército, e um departamento de repressão aos cibercrimes, da Polícia Federal”.

Na semana passada, o Senado instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para discutir as denúncias de espionagem.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil