Bovespa tem em apenas um dia alta quase igual a todo o ganho de agosto

02/09/2013 - 21h13

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), subiu 3,65% hoje (2), aos 51.835 pontos, e conseguiu, no primeiro dia útil de setembro, quase igualar o ganho de 3,68% do mês de agosto, o melhor deste ano para a instituição. A Bovespa acumula prejuízo de 14,3% no ano.

O desempenho do mercado de ações nesta segunda-feira foi influenciado principalmente pelos bons indicadores de recuperação da atividade econômica na China – principal parceiro comercial do Brasil. Pesou também a decisão do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, de submeter ao Congresso americano qualquer definição de ataque à Síria, o que retarda uma decisão que parecia iminente.

As duas notícias ajudaram na recuperação das bolsas europeias e levaram a Bovespa a registrar a maior alta diária desde 27 de julho do ano passado, quando registrou valorização de 4,72%. Em compensação, o alívio momentâneo no cenário internacional contribuiu para desvalorizar o dólar em mais 0,49% no pregão de hoje, com a moeda norte-americana cotada a R$ 2,373.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil