Prefeitura do Rio lamenta “descumprimento do acordo” assinado com o Sepe

29/08/2013 - 0h31

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A prefeitura do Rio lamentou o “descumprimento do acordo” por parte do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) e a “intransigência do sindicato” na questão. Os profissionais da rede municipal de ensino estão em greve desde o dia 8 deste mês.

Em nota, a prefeitura informa que tem negociado com os professores desde o início da paralisação e que na última sexta-feira (23) o prefeito Eduardo Paes fechou um acordo com o sindicato, que manteve a greve na segunda-feira (26). Ontem (25), segundo a nota, foi fechado novo acordo com o sindicato, depois de negociação com o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin.

A prefeitura também destaca que a Procuradoria-Geral do Município “desistiu da ação na Justiça que pedia que a greve fosse considerada ilegal”.

A coordenadora do Sepe no Riol, Suzana Gutierrez, disse que a greve continua porque as reuniões com a prefeitura não saem das promessas. De acordo com ela, não há transparência quanto ao uso dos recursos investidos com educação pelo município. “Nós continuamos insistindo, se a prefeitura diz que não há verbas, ela precisa abrir a caixa-preta da educação”, disse.

Quanto ao reajuste prometido de 8%, a coordenadora declarou que a proposta não satisfaz a categoria, já que ainda não está garantido por precisar de aprovação da Câmara Municipal.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil