Revolução cubana continuará “jovem”, enquanto transferir poder às novas gerações, diz Raúl Castro

26/07/2013 - 20h16

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - Ao comemorar os 60 anos da tomada do quartel-general de Moncada, em Santiago de Cuba, ação liderada por Fidel Castro, que marcou o início da revolução cubana, o presidente Raul Castro disse que a revolução continuará jovem e que segue em “marcha” o processo que passará o poder a outra geração. “Esta revolução continuará sendo a revolução socialista dos humildes, pelos humildes e para os humildes”, disse ao participar de um ato comemorativo em Santiago de Cuba.

Na cerimônia, acompanhada por vários governantes latino-americanos e caribenhos (Nicolás Maduro, da Venezuela; Daniel Ortega, da Nicaraguá; Evo Morales, da Bolívia; e José Mujica, do Uruguai), Castro, ressaltou que na ilha está em processo a “transferência paulatina e ordenada às novas gerações” do governo iniciado em 1959, anos depois do início do movimento revolucionário iniciado em Moncada.

Segundo ele, mais de 70% população cubana nasceram após o assalto ao quartel, em 26 de julho de 1953. “Os que acompanharam Fidel Castro eram jovens, naquela data, e as novas gerações de cubanos continuarão a defender os ideais revolucionários”, disse o presidente.

Em seu discurso, de quase 40 minutos, Raúl Castro rendeu homenagem a Hugo Chávez, que chamou de “invicto comandante e chefe da revolução bolivariana na Venezuela, discípulo avantajado dos próceres da independência latino-americana e caribenha".

Com informações da Prensa Latina (Agência Pública Cubana) e Multiestatal Telesur

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil