Nova representante dos empregados no Conselho Curador da EBC é empossada

26/06/2013 - 21h11

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A nova representante dos empregados no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Eliane Gonçalves, foi empossada hoje (26), durante reunião do grupo, em Brasília. Entre as ideias defendidas por ela está a ampliação das sugestões dos trabalhadores sobre o conteúdo produzido pela empresa que são levadas para discussão no conselho.

Para isso, na visão de Eliane, é preciso que os trabalhadores organizem suas ideias e qualifiquem sua participação. “Temos que refletir sobre o nosso fazer e levar nossa informação já sistematizada e amarrada. Fazer a própria crítica sobre o que fazemos e tirar um pensamento sobre isso é fundamental”, disse. Segundo ela, a praça de São Paulo criou um núcleo de estudos chamado Espaço Público e a do Rio de Janeiro organizou uma comissão de jornalistas para discutir o jornalismo público.

Outra questão importante defendida por Eliane é a valorização e a capacitação dos funcionários para  que eles possam defender o papel da empresa pública de comunicação. “Para ser diverso, tolerante e plural, a gente precisa quebrar a hegemonia de raça, de gênero, de classe, de discurso. Não é fácil nadar contra a maré, buscar outro ângulo, se não tiver muita certeza do seu trabalho, você não muda o ângulo. Isso só acontece se valorizar a gente”.

Eliane Gonçalves é funcionária do quadro da EBC há nove anos e atualmente está na NBR e em A Voz do Brasil, em São Paulo. Ela foi escolhida com 75,9% dos votos dos funcionários que participaram da eleição para o Conselho Curador para um mandato de dois anos.

O Conselho Curador da EBC é a forma de participação da sociedade na gestão da empresa, diferenciando-a dos canais estatais, controlados exclusivamente por governos ou Poderes Públicos. É prerrogativa do conselho aprovar anualmente o plano de trabalho e a linha editorial da mão de obra, assim como fiscalizar a programação da empresa. Ele é composto por 22 membros, sendo 15 representantes da sociedade civil, quatro do governo federal, um da Câmara dos Deputados, um do Senado Federal e um funcionário da empresa.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil