Reunião entre autoridades das Coreias do Sul e do Norte é marcada para o dia 12

06/06/2013 - 10h44

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades das Coreias do Sul e do Norte marcaram para o próximo dia 12 o encontro destinado a buscar uma solução pacífica para o fim do impasse envolvendo o complexo industrial de Kaesong e a reunião de famílias separadas pelo fim da Guerra da Coreia, em 1953. A proposta da reunião foi apresentada pelo ministro da Unificação sul-coreano, Ryoo Kihl-jae.

O governo da China, que mantém relações com os dois países, elogiou a iniciativa, manifestando apoio à iniciativa. O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hong Lei, lembrou que o governo chinês "sempre apoiou as duas partes a melhorar a situação por meio do diálogo".

Em comunicado, o Ministério da Unificação da Coreia do Sul disse que recebia positivamente a proposta de discussões oficiais da Coreia do Norte.  "Esperamos que a Coreia do Sul e a Coreia do Norte aproveitem essa oportunidade para construir uma relação de confiança mútua", destaca o texto.

As últimas reuniões com o mesmo propósito foram organizadas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em 2010. A iniciativa desta vez ocorre em meio à tensão provocada pela ameaça norte-coreana de deflagrar uma guerra nuclear.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto