Ministro cobra de concessionárias medidas para evitar acidentes nas obras de Viracopos

03/05/2013 - 21h17

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, cobrou hoje (3) medidas de segurança da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos e do Consórcio Construtor Viracopos para evitar novos acidentes nas obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, que estão sendo feitas pelas empresas.

“Preocupa o governo quando nós temos uma das frentes de obras com dois acidentes no prazo de 40 dias. Como nós estamos com esse volume grande de obras, nós não queremos que haja qualquer risco, qualquer problema com a legislação de segurança do trabalho. Eu vim aqui para saber que medidas os concessionários, em Viracopos, estão tomando para que esse fato não ocorra [novamente]”, disse o ministro em entrevista à imprensa após visitar o aeroporto.

Um acidente na construção do terminal de passageiros deixou 14 trabalhadores feridos no último dia 30. Em 22 de março, um desabamento no canteiro de obras causou a morte de um operário.

“O calendário da Copa está definido. Nós temos que fazer essas obras para que nós possamos cumprir o cronograma acordado nos contratos. Mas a velocidade não pode agredir, de maneira nenhuma, os procedimentos que garantem a segurança na execução das obras”, destacou Moreira Franco.

A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos e o Consórcio Construtor Viracopos anunciaram medidas adicionais de segurança nas obras. Entre elas, o incremento da equipe especializada no resgate de pessoas envolvidas em acidentes; a revisão do plano de emergência; e a contratação de uma auditoria especializada em segurança e saúde do trabalho.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil