Presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha visita a Colômbia

08/02/2013 - 23h10

Leandra Felipe
Correspondente EBC

Bogotá- O presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) , Peter Maurer, estará na Colômbia em visita oficial durante quatro dias, a partir deste domingo (10).  É a primeira vez que o atual presidente do comitê visita a América Latina desde que assumiu o cargo em julho do ano passado.

Durante a visita Maurer terá reuniões com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e com o  vice-presidente Angelino Garzón. Ele também se reunirá com a chanceler Maria Ángela Holguín, com o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, e com a ministra da Justiça, Ruth Correa Palacio.

A Colômbia é o país onde o CICV faz a maior operação humanitária no continente americano.  "Estamos particularmente preocupados com as consequências humanitárias do prolongado conflito e de outras situações de violência armada que a Colômbia vive", disse Maurer.

Além das reuniões em Bogotá, Maurer visitará o departamento de Putumayo, no Sudoeste do país, para conhecer o trabalho humanitário feito pela Cruz Vermelha colombiana. O CICV tem participado como mediador no conflito armado colombiano, na ajuda humanitária às vítimas e também nos resgates de reféns.

O CICV está na Colômbia desde 1969. Tem 13 escritórios em todo o país e uma equipe de mais de 360 colaboradores. O orçamento para as suas atividades no país em 2013 será 33 milhões de francos suíços (aproximadamente US$ 36 milhões).

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.