Em homenagem a Monteiro Lobato, bloco leva crianças para as ruas de São Paulo

08/02/2013 - 20h24

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Pelo oitavo ano consecutivo, o bloco mirim Emílias e Viscondes arrastou crianças e adolescentes pelas ruas do centro da capital. Puxado por uma bateria formada por jovens, bonecões da Cuca, Saci-Pererê, Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa e da Emília desfilaram pela Vila Buarque, bairro onde está localizada a biblioteca infantil Monteiro Lobato. Fantasiadas, crianças seguiram o bloco cantando músicas que homenageavam os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

Nit Merhej, uma das organizadoras do desfile, conta que a produção dos bonecos e das fantasias é feita na própria biblioteca pelas crianças, que aprendem a confeccioná-las em oficinas gratuitas. Os integrantes da bateria também são treinados na Monteiro Lobato. “As oficinas são feitas no mês de janeiro. As crianças são principalmente da escola pública Arthur Guimarães, que fica aqui ao lado”.

O bloco Emílias e Viscondes foi criado em 2006 para homenagear os 70 anos de fundação da biblioteca, criada em 1936, como parte de um amplo projeto de incentivo à cultura, elaborado por Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura. É a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil.

“Todos os anos que passamos o carnaval em São Paulo fazemos questão de vir prestigiar e participar. As crianças já não estão mais tão pequenas, mas ainda gostam muito de vir”, disse Clélia Guimarães, mãe de Isabela e Gabriela, de 9 e 12 anos.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil