Curso de direitos humanos em comunidade carioca promove diálogo entre policiais e moradores

12/12/2012 - 20h53

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os moradores do Morro do Borel, na Tijuca, e os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade concluíram hoje (12) um curso de direitos humanos promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Entre outros assuntos, foram ensinados temas como violações dos direitos humanos, padrão e adequação da vida, segurança pública, diversidade sexual e direitos homoafetivos.

De acordo com a subsecretária Andrea Sepúlveda, o curso faz parte dos programas de Gestão Social em Territórios Pacificados e Territórios da Paz e tem o objetivo de trazer para moradores e policiais, socialização, direitos e diálogo nas relações do cotidiano. Para a subsecretária, o principal problema nos debates ao longo dos 12 meses do curso foi a falta de conhecimento dos direitos e deveres do cidadão.

“Notei que existe ainda muito preconceito na polícia. Porque, segundo eles, os direitos humanos sempre estavam ao lado do bandido. Ao longo das discussões, em sala de aula, percebemos que precisávamos fazer um pacto de respeito entre a comunidade e os policiais. Hoje, policiais veem conversar sobre experiências vividas e como o curso o auxilia no modo de abordar o morador”, disse Andrea Sepúlveda.

O Borel foi o oitavo morro a ganhar UPP. Ele foi pacificado pelo estado em 7 de junho de 2010. Em seu entorno, encontram-se as comunidades de Indiana, Bananal e Casa Branca. Atualmente, a UPP é comandada pelo capitão Bruno Amaral, da Polícia Militar.

 

Edição: Aécio Amado