SindiTelebrasil comemora liberação de venda de chips, mas defende menos burocracia para melhorar infraestrutura

02/08/2012 - 20h49

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) coemorou hoje (2) a liberação das vendas de linhas de celulares e acesso à internet das operadoras TIM, Claro e Oi a partir de amanhã (3). A entidade, no entanto, defende a necessidade de uma mobilização das autoridades a fim de criar condições para agilizar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão dos serviços de telefonia no país.

O SindiTelebrasil ressalta que existem hoje no país mais de 250 leis municipais que dificultam a melhoria da infraestrutura de telefonia móvel, especialmente no que se refere à instalação de antenas, comprometendo a prestação dos serviços. De acordo com o sindicato, a quarta geração da telefonia móvel (4G), que começará a operar no próximo ano, vai exigir pelo menos o dobro do número de antenas usadas hoje pela tecnologia 3G.

A retomada das vendas foi anunciada hoje (2) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As vendas foram suspensas no dia 23 de julho, como forma de punição pela má qualidade dos serviços prestados. Como exigência para a liberação, as operadoras tiveram que apresentar planos de investimentos na qualidade da rede e no atendimento aos clientes.

 

Edição: Aécio Amado