Governo determina medidas de segurança para evitar apagões no carnaval

18/02/2012 - 18h35

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Todos os anos, durante eventos que envolvem grandes concentrações de pessoas, como o carnaval, o governo federal adota medidas especiais para evitar o desabastecimento de energia nas regiões que recebem muitos turistas. “Existe uma resolução do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico determinando ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que tome as medidas para aumentar a segurança no suprimento de energia elétrica neste período”, disse à Agência Brasil o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.

As principais orientações são a diminuição das intervenções nos sistemas de transmissão e de distribuição de energia, a redução do intercâmbio de energia entre as regiões e o reforço na sincronização de equipamentos nas usinas hidrelétricas. As distribuidoras também deverão reforçar os plantões e colocar pessoal de sobreaviso. A ação é adotada em todo o país, com um reforço maior em regiões metropolitanas e no litoral de estados turísticos.

Outra medida adotada para garantir a segurança energética nas cidades que recebem muitos turistas durante o feriado de carnaval é o acionamento de usinas termelétricas nos locais com grandes aglomerações. “Nós temos a prerrogativa de dar uma segurança maior nas áreas que têm grande aglomeração de pessoas, como Recife, Rio de Janeiro, Salvador e a parte do litoral, principalmente. A gente dá uma segurança adicional com térmica local, sempre fazemos isso”, explicou o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, na última quarta-feira (15).

Edição: Andréa Quintiere