Reunião marcada para segunda-feira pode acabar com paralisação em Belo Monte

26/11/2011 - 14h26

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Está marcada para a próxima segunda-feira (28) uma reunião entre trabalhadores e representantes do consórcio construtor da Usina de Belo Monte que pode por fim à paralisação dos trabalhos no principal canteiro de obras, no Pará.

Desde sexta-feira (25), após manifestação que reuniu cerca de 40 dos 1,8 mil trabalhadores, as obras estão paradas no sítio Belo Monte, o principal dos quatro canteiros de obra da usina. Alegando questões de segurança, a empresa decidiu suspender os trabalhos na área até o resultado da reunião.

De acordo com consórcio, as obras seguem normalmente nos canteiros de Pimental, Canais e Diques e no Travessão 27. Ainda segundo a empresa responsável pelas obras da usina, antes mesmo da manifestação já estava em curso as negociações para definição da data base dos trabalhadores com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada e Afins do Pará (Sintrapav-PA) e que o prazo ainda não está encerrado.

Os dias parados, segundo o consórcio, não causarão atraso nas obras, porque o cronograma está adiantado.

Procurado pela Agência Brasil, o Sintrapav-PA, em Altamira, informou inicialmente que a paralisação havia sido suspensa. Contudo, em seguida disse que não se manifestaria sobre o assunto.

Edição: Fernando Fraga