Ministério Público denuncia dez pessoas por explosão no Restaurante Filé Carioca no centro do Rio

21/11/2011 - 21h47

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou hoje (21) dez pessoas envolvidas na explosão do Restaurante Filé Carioca, na Praça Tiradentes, na área central da cidade, no dia 13 do mês passado, que matou quatro pessoas e feriu 17. Os denunciados vão responder pelo crime de explosão qualificada resultando em morte.

“Conhecendo as consequências que poderiam ocorrer, devido ao uso clandestino de gás combustível e da frequência diária de centenas de pessoas no local, os denunciados assumiram o risco de ofender a integridade física dos clientes e demais pessoas que passavam na hora da explosão”, diz a denúncia que foi subscrito pelas promotoras de Justiça Christiane Monnerat e Cláudia Conto Condack,

Entre os denunciados estão o dono do restaurante Filé Carioca, Carlos Rogério do Amaral, que contratou os serviços da firma SHV Gás Brasil para instalação de seis cilindros de gás, acondicionados de forma camuflada em local impróprio e inadequado, sem ventilação, no porão, do estabelecimento comercial.

O irmão do proprietário e gerente do restaurante, Jorge Henrique do Amaral, por ter encoberto a manobra ilegal, lançando o gás em direção à rua.

O representante da firma de gás, Mauro Roberto Lessa de Azevedo, acusado de ter instalado os cilindros no restaurante e a substituição, por meio de seus empregados, dos cilindros quando esvaziavam, além do síndico do edifício Riqueza, onde funcionava o restaurante, por ter conhecimento da instalação de cilindros de gás no restaurante. Ele teve participação, por não ter impedido, a instalação do equipamento, o que era proibido por contrato.

Os outros cinco denunciados são funcionários da prefeitura do Rio que agiram de forma a prorrogar o alvará de funcionamento do comércio.
 

Edição: Rivadavia Severo