Chuva deve dar trégua no Sul até quinta-feira, prevê Inmet

17/10/2011 - 9h39

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Após cinco dias, a chuva dá uma trégua na Região Sul, e a semana começa com tempo bom. Segundo boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve voltar a chover quinta-feira (20), no oeste, sul e litoral do Paraná e no Rio Grande do Sul. Hoje o dia amanheceu nublado nos dois estados e em Santa Catarina. Os termômetros devem oscilar entre 5 graus Celsius (°C) e 28°C.

Áreas de instabilidade sobre a Argentina, o Paraguai e a Região Sul, provocaram os temporais dos últimos dias. No Rio Grande do Sul, o município de Frederico Westphalen registrou 134 milímetros (mm) de chuva, um volume correspondente a 74% da média para o mês de outubro. Em Iraí, a chuva acumulada chegou aos 121,8 mm. Em Santa Catarina, o maior volume de chuva foi registrado em Chapecó, com 117,2 mm. Levantamento do Inmet mostra que esta é a maior quantidade de chuva acumulada no período de 24 horas este ano.

No Paraná, destaque para os acumulados na cidade de Planalto, que registrou 109,6 mm de precipitação no final de semana, o que equivale a 61% da chuva para todo o mês de outubro. Essa situação provocou alagamentos em vários pontos no interior do município. Em Ivaí, o acumulado chegou a 81,2mm – mais da metade da média para o mês. As temperaturas estão mais amenas nesta manhã no estado. Uma massa de ar seco proporciona, de acordo com o serviço de meteorologia do estado (Simepar), predomínio do sol na maioria das regiões.

Segundo o meteorologista Gil Russo, do Inmet em Porto Alegre, volta a chover na quinta-feira (20), mas com baixa intensidade, e o próximo final de semana deverá ter tempo bom nos três estados do Sul.

Edição: Talita Cavalcante