Comitês vão monitorar gestão e serviços dos aeroportos brasileiros para que atendimento melhore

14/09/2011 - 17h12

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A gestão e os serviços dos aeroportos do país serão monitorados por quatro comitês criados hoje (14), no âmbito da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). A comissão foi instituída por decreto assinado em agosto pela presidenta Dilma Rousseff. Os comitês vão auxiliar os gestores a melhorar a dinâmica de trabalho na área de integração de sistemas, de operações especiais, de indicadores e de desburocratização, visando ao melhor atendimento do público.

O trabalho dos grupos foi definido na primeira reunião da Conaero, que ocorreu hoje, sob a presidência do chefe da Secretaria de Aviação Civil, ministro Wagner Bittencourt de Oliveira. Os comitês serão compostos por representantes de setores que têm relação com a aviação, de ministérios e da Casa Civil da Presidência da República e vão cobrar indicadores de desempenho e de gestão por parte das administrações aeroportuárias.

Segundo Bittencourt, a secretaria quer igualar o desempenho dos aeroportos brasileiros ao dos melhores do mundo. Ele previu que, até dezembro de 2013, todos os aeroportos das cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014 já vão estar com as obras de expansão prontas. Ele falou de melhorias que já começaram a ser implementadas inicialmente no aeroporto de Guarulhos (SP), escolhido para ser o primeiro a receber as obras por ser o maior do país.

De acordo com o ministro, a tendência, no entanto, é que, no futuro, o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, assuma a posição de maior do país, pois “ele tem condições de crescer cinco vezes mais que o de Brasília ou o de Guarulhos".

Até o final deste mês ou no início de outubro, vão ter início as audiências públicas para discutir os editais destinados à licitação para que a iniciativa privada opere, por meio do regime de concessão, 51% dos serviços prestados atualmente pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A publicação dos editais está prevista para dezembro deste ano.

Edição: Lana Cristina