Câmara Municipal de Taboão da Serra rejeita pedido de afastamento do prefeito

14/09/2011 - 12h04

Da Agência Brasil

São Paulo - A Câmara Municipal de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, rejeitou na madrugada de hoje (14), por nove votos a três, o pedido de afastamento do prefeito da cidade, Evilásio Cavalcante Farias (PSB). Ele é acusado de participar de um esquema de recebimento de propina para alterar débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de outros tributos. Só nos primeiros três meses deste ano, as denúncias indicam desvios de R$ 1 milhão dos cofres públicos.

Os vereadores que votaram contra o afastamento do prefeito alegam que são necessárias provas concretas para que a votação seja justa. Eles afirmaram que não podem se basear apenas em notícias da imprensa.

Há mais de 130 dias, uma Comissão Especial de Inquérito, formada por cinco vereadores, trabalha na investigação das denúncias. Dentro de 40 dias essa comissão deverá redigir um relatório. Com base nos dados apurados, os vereadores poderão apresentar denúncia ao Ministério Público e abrir novo processo para afastamento de Evilásio.

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, os três vereadores que votaram a favor do afastamento temporário do prefeito disseram que entrarão com ação na justiça comum para contestar a decisão.

Nas próximas semanas, o plenário da Câmara deverá votar os pedidos de afastamento de três vereadores acusados de participar do esquema.

 

Edição: Lílian Beraldo