Preço do petróleo cai diante de avanço de rebeldes na capital da Líbia

22/08/2011 - 8h46

Da BBC Brasil

Brasília - Em meio à expectativa que o conflito na Líbia esteja chegando ao fim com a chegada dos rebeldes à capital, Trípoli, caiu hoje (22) o preço do petróleo. Na abertura do mercado europeu, o preço do petróleo do tipo brent caiu 1,7%, para US$ 106,8 o barril, enquanto a cotação do petróleo leve americano permaneceu estável em US$ 82,9.

Os mercados esperam que um desfecho do conflito líbio restaure as exportações de petróleo do país, aumentando o fornecimento global da commodity. A Líbia é o 12º maior exportador de petróleo do mundo.

Analistas dizem que os preços devem cair ainda mais, à medida que os acontecimentos no país deixem mais claro qual será o futuro político. "À medida que o mundo for recebendo a notícia ao acordar, veremos um declínio ainda maior dos preços de petróleo", disse Jonathan Barrat, da Commodity Broking.

O quartel-general do líder da Líbia, Muammar Khadafi, principal centro de resistência, foi cercado por integrantes da oposição. Há informações que três dos sete filhos de Khadafi foram capturados pelos rebeldes. Paralelamente, a comunidade internacional pressiona para que Khadafi abra mão depois de 42 anos no poder.