Eleitor do Pará responderá se quer separação do Tapajós e de Carajás

09/08/2011 - 22h19

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Foi definido hoje (9) que a primeira pergunta que o eleitor paraense irá responder no plebiscito sobre a divisão do Pará é se ele é a favor ou não da criação do estado do Tapajós. Em seguida, responderá se é a favor ou não da criação do estado de Carajás. O plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro, e a participação é restrita aos paraenses.

O sorteio da ordem das perguntas foi feito na noite desta terça-feira, em sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também definiu os números que deverão ser digitados na urna eletrônica para representar o sim ou o não. Quem for contra a divisão, deve digitar 55, e os favoráveis devem digitar 77. Os números precisarão ser digitados duas vezes para responder a cada uma das perguntas.

A terceira parte do sorteio decidiu sobre a utilização de cédulas de papel nos casos em que as urnas eletrônicas precisarem ser substituídas por alguma falha. Cédulas brancas serão usadas para decidir sobre a criação de Carajás, e cédulas amarelas sobre a criação do Tapajós.
 

 

Edição: Rivadavia Severo