Brasil tem que preservar sua indústria investindo na exportação de produtos de valor agregado, diz Mercadante

09/08/2011 - 19h54

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, disse hoje (9) que o Brasil está no caminho certo ao investir na exportação de produtos de valor agregado. “Não podemos nos conformar em ser exportadores de commodities, temos que preservar nossa indústria. Inovar é gerar liderança, produzir novos processos e novos produtos”, disse, em audiência na Câmara dos Deputados que debate o agravamento da crise econômica.

O ministro ainda apresentou aos parlamentares as políticas do Plano Brasil Maior, anunciado na semana passada pelo governo federal, que busca estimular a competitividade das indústrias brasileiras. “As medidas apresentadas tomam a direção correta, temos que preservar nosso mercado neste momento”, avaliou.

Para Mercadante, o país possui "sólidas linhas de defesa" contra a crise financeira internacional. “O Brasil não está imune a este cenário, mas é um país que tem sólidas diretrizes. O Brasil vive momento diferenciado, com redução da vulnerabilidade externa. São essas conquistas que deverão ser preservadas. Hoje, a estabilidade econômica é um valor nacional, suprapartidário. O Brasil, felizmente, abandonou o populismo econômico”, acrescentou.

Segundo ele, medidas como o amadurecimento da democracia, com ampliação da capacidade de negociação entre governo e oposição em temas importantes; a redução da vulnerabilidade externa, com o desenvolvimento do comércio com países diferentes, como os vizinhos da América do Sul; e a revitalização dos bancos públicos serviram para manter a estabilidade da economia brasileira.

Outro fator destacado pelo ministro para o fortalecimento da economia nacional foi a transferência de renda e a redução da pobreza de cerca de 40 milhões de brasileiros, o que aqueceu ainda mais o mercado interno.

Edição: Lana Cristina