Secretaria determina intervenção em hospital de Sorocaba com esquema de fraude desvendado pela polícia

16/06/2011 - 20h00

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Secretaria da Saúde de São Paulo decretou hoje (16) a intervenção do Conjunto Hospital de Sorocaba (CHS), que presta serviços a 48 municípios da região. Na manhã de hoje (16), uma operação comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Sorocaba e pelo Grupo Antissequestro da cidade prendeu 12 médicos e enfermeiros que atuavam no hospital, acusados de participarem de um esquema que fraudava licitações e o pagamento de plantões.

Segundo a secretaria, um interventor vai ser nomeado nos próximos dias para garantir a assistência médica que é prestada pela unidade e permitir que os fatos sejam esclarecidos. A secretaria também informou que o atual diretor da unidade, Heitor Fernando Xediek Consani, que foi preso hoje e é acusado de participação no esquema, foi afastado do cargo.

De acordo com o Ministério Público, a organização criminosa, que era chefiada pelo ex-diretor do CHS Ricardo José Salim, desviava verbas destinadas ao pagamento de plantões a servidores do hospital, direcionando-as para beneficiários que não cumpriam suas jornadas de trabalho.

Segundo o Ministério Público, as investigações também revelaram a existência de funcionários fantasmas e a prática de falsificações, estelionato e fraudes em licitações, com o favorecimento e o direcionamento dos certames.

Os suspeitos vão responder pelos crimes de peculato, formação de quadrilha, crimes em licitação, quebra de sigilo da lei de interceptação, tráfico de influência e falsificação de documentos públicos e particulares.

Edição: Lana Cristina