Leandra Felipe*
Correspondente da Agência Brasil/EBC
Bogotá - O presidente da Bolívia, Evo Morales, inaugurou hoje (2) a estação terrestre de Amachuma, na cidade de El Alto, no Oeste do país. De lá será monitorado o primeiro satélite de comunicação boliviano, o Túpac Katari, que, segundo o governo do país, entrará em órbita no dia 20 de dezembro e será lançado na China.
"Não somos uma potência, mas estamos crescendo bastante. Já temos nosso satélite de comunicação. Isso não é mais privilégio só para as potências, mas também para países progressistas como o nosso”, disse Morales durante a inauguração da base.
Após o lançamento, o satélite começará suas operações a partir de abril do ano que vem e será administrado pelos bolivianos. A órbita do Túpac Katari será de 36 mil quilômetros ao redor da Terra e o equipamento terá duas estações terrenas de controle.
Morales acrescentou que este será um passo importante para saber o que está acontecendo na Bolívia e no mundo inteiro. “Além disso, o satélite vai permitir que tenhamos melhor comunicação em território boliviano”, disse.
De acordo com a Agência Boliviana Espacial, responsável pelo projeto, o Túpac Katari vai ampliar e melhorar os serviços de telefonia, internet, televisão e rádio e atenderá aos 337 municípios do país.
O custo do projeto, segundo a agência, foi superior a US$ 320 milhões e foi financiado pelo Banco de Desenvolvimento da China, com contrapartida do governo boliviano.
*Com informações da Tv Multiestatal Telesur e Agência Boliviana de Notícias (ABN).
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil