Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (30) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014 deverá ficar entre 2,5% e 3%, em relação a 2013. De acordo com o ministro, a última previsão feita pelo ministério, há duas semanas, era uma elevação de 2,5%, mas não considerava o crescimento do segundo trimestre, que ficou acima do esperado.
“Acredito que 2,5% até 3% é uma boa previsão. Então vamos trabalhar para que isto se verifique”, disse Mantega em entrevista, após fazer palestra em um fórum sobre produtividade, promovido pela revista Exame.
“O que nós estamos percebendo é que está havendo uma melhoria do quadro econômico lá fora e aqui no Brasil. Como a inflação baixou, o consumidor está com mais confiança, há uma recomposição no poder aquisitivo, e ele está consumindo um pouco mais. As vendas estão melhorando”, acrescentou.
O Banco Central (BC) reduziu hoje a projeção de crescimento da economia brasileira para 2013 de 2,7% para 2,5%. A estimativa para a expansão do PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi divulgada no Relatório Trimestral de Inflação.
De acordo com Mantega, a elevação do PIB no próximo ano se dará com base nos investimentos em infraestrutura, feitos pelas novas concessionárias do setor. “Nosso objetivo é fazer [a concessão de] mais três ou quatro rodovias este ano; fazer, pelo menos, [a concessão de] duas ferrovias; os aeroportos, e os portos também”, destacou. “No próximo ano teremos todos os investimentos sendo realizados. É a maneira que nós poderemos aumentar o nosso PIB no próximo ano, puxado por investimentos em infraestrutura”, disse.
Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil