Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A queda de energia registrada ontem (4), entre as 20h38 e as 21h05, em oito municípios de Roraima deve-se a “problemas nas linhas de transmissão vindas da Venezuela”, informou a Eletrobras Distribuição Roraima, empresa responsável pela distribuição de energia em Boa Vista, capital do estado.
Além da capital, foram afetados os municípios de Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Bonfim, Rorainópolis, Cantá e Alto Alegre. De acordo com a Eletrobras Roraima, problemas no sistema já vinham sendo identificados desde terça-feira (3). Naquele dia foi registrada uma queda de tensão por volta do meio-dia, mas não resultou em falta de energia para a população.
Às 16h, no entanto, o problema piorou e,durante cerca de 20 minutos, houve queda de energia. O evento se repetiu, então, no dia seguinte. A estatal brasileira aguarda explicações mais detalhadas do governo venezuelano sobre os motivos da queda de energia.
Também no dia 3, houve um blecaute na Venezuela por volta do meio-dia (horário local). A região de Caracas e mais 12 estados foram atingidos. De acordo com o governo venezuelano, a falha foi na Linha 765 do sistema, que transmite 60% da eletricidade consumida no país. Na oportunidade, o presidente Nicolás Maduro acusou a oposição de ter “sabotado” o sistema de energia elétrica venezuelano.
Edição: Nádia Franco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil