Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O governo da Arábia Saudita anunciou que, a partir do dia 29 (domingo), mudará seus dias de descanso. O fim de semana no país será transferido de quinta e sexta-feira para sexta-feira e sábado. O objetivo, segundo as autoridades, é ajustar o país à economia mundial.
A decisão foi publicada ontem (23) em um decreto-lei. O texto menciona que o objetivo é posicionar o país de forma a ficar mais próximo do ritmo da maioria das nações, que tem o fim de semana aos sábados e domingos. A expectativa é que, com a mudança, será reduzido o impacto dos diferentes dias de fim de semana para a economia e os mercados financeiros.
A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta governada pelo Abd Al Aziz Al Saud e seus descendentes. É o maior exportador de petróleo do mundo e principal potência econômica do mundo árabe. O país sofre com a escassez de água, mas tenta solucionar a questão por meio de um desenvolvido método de irrigação.
No país estão dois locais sagrados do islamismo - Meca e Medina -, além das mesquitas Al Masjid Al Haram e Al Masjid Al Nabawi.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto