Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Moradores da comunidade Marajó prometem fechar na manhã desta terça-feira (25) pontos da BR-251, em Cristalina (GO), no Entorno do Distrito Federal (DF). Hoje pela manhã, duas mulheres ainda não identificadas morreram atropeladas, atingidas por um motorista, enquanto começavam a montar um bloqueio na rodovia, por volta das 7h. Os moradores protestam por melhores condições de saúde, educação e segurança. Eles também pedem a emancipação da região.
"Aqui é um distrito de Cristalina, mas estamos a praticamente a 100 quilômetros da sede e temos uma estrutura precária. Temos apenas duas viaturas para fazer a segurança da região e quando alguém fica doente vai para Brasília porque a ambulância não vem. Queremos a emancipação para resolver esta situação", disse Lúcio Antônio Ribeiro, morador há 27 anos da região que é cercada por diversas agroindústrias.
"O que a gente viu [durante a manifestação] foi as pessoas pedindo saúde, educação e segurança. Até quatro meses atrás, uma única viatura fazia a ronda aqui. Agora temos duas, mas a situação é difícil, elas têm que abastecer na sede de Cristalina e quando voltam quase não sobra combustível para rodar", declarou à Agência Brasil o comerciante Edmilson Borges Ribeiro. Há seis anos, ele tem um comércio que atende à população da região, estimada em 12 mil habitantes.
Os moradores também reclamaram da inexistência de uma linha de transporte ligando a comunidade à sede do município. "Não tem transporte aqui. Quando a gente quer pagar uma conta, se a gente quer ter saúde, tem que buscar em Brasília, onde é mais fácil de chegar. Em Cristalina só de carro", disse Vanderlan Rodrigues Leite, que trabalha transportando estudantes para escolas e faculdades no Distrito Federal.
Os moradores defendem um plebiscito para decidir sobre a emancipação de Marajó. No início do mês, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei complementar permitindo a criação de municípios. O texto ainda deve ser apreciado no Senado. Desde 1996, uma emenda constitucional proíbe a criação de municípios por leis estaduais e definiu que isso só pode ser feito por meio de autorização em lei complementar federal.
A reportagem da Agência Brasil tentou contato com o prefeito de Cristalina, Luiz Attie, para tratar das reclamações dos moradores, mas não obteve retorno.
De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Tércio Baggio, os protestos previstos para amanhã não devem causar transtornos ao trânsito, pois a PRF vai conversar com os motoristas e indicar possibilidades de rotas alternativas para evitar o trecho que deve ser bloqueado.
Baggio informou ainda que o motorista responsável pelo atropelamento das duas mulheres, que fugiu sem prestar socorro, já entrou em contato com a polícia. Ainda de acordo com o patrulheiro, a identidade das vítimas só vai ser divulgada após a finalização do boletim de ocorrência, prevista para amanhã.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil