Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Após registrar 24 quilômetros de congestionamento pela manhã, a Via Anchieta, que liga a capital paulista ao litoral, tinha, às 20h, lentidão apenas na chegada a Santos. Segundo a Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, a previsão é que o tráfego esteja completamente normalizado amanhã (28).
O tráfego nas rodovias ficou prejudicado com um decreto da prefeitura de Cubatão que imitava ao horário comercial o funcionamento dos dois pátios reguladores que ficam no município. A norma foi suspensa durante a tarde.
A suspensão do decreto foi acertada em uma reunião entre a prefeitura de Cubatão, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) e a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes. Segundo a prefeitura, foi marcada uma para a próxima terça-feira (4) a fim de definir uma alternativa para o escoamento de mercadorias em direção ao litoral.
A administração municipal diz que Cubatão é a cidade que mais sofre com os impactos da “crise logística” que afeta a Baixada Santista. “O congestionamento de veículos ocorrido na manhã desta terça-feira, 28, em toda a Baixada Santista, foi a repetição de um problema que vem ocorrendo rotineiramente na região desde o início do ano e com proporções semelhantes”, diz a nota da prefeitura.
Segundo a Codesp, os pátios reguladores de Cubatão têm 1.600 vagas estáticas, com giro de 3,5 mil a 4 mil caminhões durante 24 horas.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil