Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O porta-voz do governo da Rússia, Alexandre Lukachevitch, disse hoje (24) que emissários do presidente da Síria, Bashar Al Assad, informaram que há disposição de buscar um acordo de paz para a região. O assunto é tema de uma conferência internacional, liderada pela Rússia e pelos Estados Unidos.
"É com satisfação que recebemos de Damasco [referindo-se à Síria] a confirmação da prontidão, a princípio, do governo da Síria em participar de uma conferência internacional em busca da regularização do conflito destrutivo para o país e a região", disse Lukachevitch.
A conferência é negociada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry. Porém, Estados Unidos e Rússia avaliam a crise na Síria de forma distinta: os norte-americanos defendem sanções ao regime sírio, enquanto os russos são contrários.
A crise na Síria dura dois anos e dois meses e matou mais de 90 mil pessoas. Há denúncias de violações de direitos humanos, como assassinatos, torturas, agressões sexuais, inclusive de crianças e mulheres. Os conflitos no país começaram pela disputa do poder entre o grupo de Assad e a oposição.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
Edição: Talita Cavalcante