Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Centenas de manifestantes realizaram um protesto, neste final de semana, contra a presença militar dos Estados Unidos no Afeganistão, no Parlamento, em Cabul, pedindo a saída das forças especiais norte-americanas da província de Wardack. Os protestos tiveram início após a divulgação de denúncias de que tanto os americanos na região quanto os afegãos que trabalham para eles estariam envolvidos em casos de desaparecimentos e torturas.
Em razão das denúncias, o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, ordenou a todos os comandos americanos que abandonem a província. Inicialmente o presidente deu um prazo até domingo passado para a retirada, mas Karzai voltou atrás e concordou em dar mais tempo para os líderes militares negociarem a saída dos norte-americanos com mais segurança.
A província de Wardak, próxima à capital, Cabul, é utilizada como uma rota de passagem para o transporte de bombardeiros e armas para a capital.
*Com informações da BBC Brasil
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil