Trigo russo ajudará Brasil a evitar desabastecimento

08/02/2013 - 15h43

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil e a Rússia assinarão acordo de importação de trigo para o mercado brasileiro. A liberação da compra do trigo russo contribuirá para enfrentar o risco de desabastecimento no mercado doméstico, em função da quebra de safra no Brasil.

A assinatura do acordo acontecerá no dia 19 de fevereiro, durante visita do ministro da Agricultura russo, Nilolay Fedorov. Além da questão do trigo, será discutida a possibilidade de fornecimento de farelo de soja do Brasil para a Rússia.

Na última segunda-feira (5) a Câmara de Comércio Exterior aprovou alíquota zerada para importação de trigo de países de fora do Mercado Comum do Sul. A medida vale de abril a julho deste ano, para uma quota inicial de 1 milhão de toneladas do produto, que pode ser elevada a 2 milhões. A decisão também se destina a evitar o desabastecimento.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.