Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Angra dos Reis (RJ) - Depois de quase uma semana com chuva forte, o município de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, amanheceu com céu aberto e sol forte. Não chove na cidade há mais de 24 horas e a prefeitura decidiu manter os preparativos para comemorar, a partir da noite de hoje (5) o aniversário da cidade, que amanhã (6) completa 511 anos de fundação.
As comemorações terão início às 21h, com uma sessão solene na Câmara de Vereadores. Em seguida começam as festividades. A programação foi definida pela Fundação Municipal de Cultura de Angra dos Reis (CultuAr).
Estão previstas atividades nas áreas de esporte, música e teatro. A prefeitura optou por uma comemoração em que as atrações são artistas e músicos da própria cidade. De acordo com o presidente da CultuAr, Zequinha Miguel, a organização do evento está seguindo à risca a orientação da prefeita Conceição Rabha (PT) de reduzir as despesas da cidade neste início do governo. Em 2012, foram gastos cerca de R$ 300 mil com a programação e, este ano, a despesa total não deve chegar a R$ 60 mil.
A única alteração no programa inicial traçado pela CultuAr é o adiamento da tradicional Corrida dos Santos Reis, cuja largada estava prevista para as 19h de hoje. A competição foi remarcada para o próximo sábado (12), às 19h.
Hoje à noite, às 21h, na Praça Nilo Peçanha (em frente à sede da prefeitura), haverá apresentação da banda de música Jardim Sarmento e em seguida do Coral da Cidade, às 22h. Mais tarde, às 22h45, grupos de Folia de Reis, uma antiga tradição da cidade, apresentam-se até a meia-noite, quando a prefeita abrirá as portas da sede do Executivo municipal para o tradicional “corte do bolo”.
Para encerrar a noite, haverá uma queima de fogos e nova apresentação da banda Jardim Sarmento. Na Praça do Porto, a festa continua com shows das bandas Sereno e Camália, cujo repertório e composto de reggae e rock.
Amanhã, dia do aniversário da cidade, haverá a alvorada festiva pelas ruas do centro, às 6h. Na Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, a prefeita e demais autoridades participam de um café comunitário, a partir das 8h. Às 9h, será celebrada uma missa, na Igreja Matriz. A programação religiosa inclui também um culto de ação de graças na igreja Assembleia de Deus - Ministério de Madureira.
Fechando a programação, na Praça do Porto, às 20h, haverá apresentação do espetáculo teatral Viagem à Baía dos Reis, que conta um pouco da longa história de Angra de forma lúdica e poética. Em seguida o grupo Nós Três, do músico Cláudio Bocca, encerra a festa com muita música popular brasileira.
Edição: Juliana Andrade
Parou de chover em Angra dos Reis, mas Defesa Civil mantém estado de emergência
Angra dos Reis monta posto de coleta de doações para vítimas das chuvas no município
Criança se salva de desabamento em Angra dos Reis porque dormia no quarto dos pais
Chuva leva prefeitura de Angra a adiar Corrida dos Santos Reis
Angra dos Reis: em apenas três dias, volume de chuva supera o de todo o mês de janeiro de 2012