Missa comemora conclusão da segunda etapa de reforma da Catedral de Brasília

18/12/2012 - 13h28

Da Agência Brasil

Brasília - Para marcar a conclusão das obras da segunda etapa de restauração da Catedral Metropolitana de Brasília, foi rezada nesta terça (18) uma  missa em ação de graças no próprio monumento, celebrada pelo arcebispo dom Sérgio da Rocha.

Há dois anos, quando as obras se iniciaram, a catedral vem passando por um grande processo de reforma. Na primeira fase, ficou fechada por quatro meses para a troca de todos os vidros internos e externos.

Agora, foi restaurada a estrutura de concreto do campanário e realizada limpeza dos anjos de aço e dos vitrais. Foi feita ainda impermeabilização e implantado um novo sistema de limpeza do espelho d’água, que será feita com o auxílio de bombas de sucção.
 
O acionamento dos sinos agora será feito com um sistema eletromagnético e toda a pintura foi restaurada.

A celebração contou com uma homenagem do Coral da Petrobras ao arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou o monumento. A Petrobras é a patrocinadora principal das obras.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, elogiou o resultado: “É uma obra belíssima e radiante”. Na oportunidade, o político também fez menção a Oscar Niemeyer. “Tenho certeza de que ele está muito orgulhoso com a restauração desta obra, que era a favorita dele”, declarou.

O arcebispo dom Sérgio disse que o trabalho ainda não acabou e que há previsão para a terceira etapa da reforma. “Somos gratos pela conclusão desta fase, mas estamos com esperança de continuar com este trabalho. Mas, para que aconteça, precisamos de apoio e colaboração”, concluiu.

Dom Sérgio disse que a terceira fase incluirá a construção da Capela do Santíssimo, a reforma da sacristia, e construção de novas salas. Ainda hoje, o coral da catedral apresentará concerto de celebração do Natal às 20h. A entrada é gratuita.

Edição: Davi Oliveira