Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O velório do corpo do arquiteto Oscar Niemeyer no Palácio do Planalto começará às 15h. o corpo deve sair do Rio de Janeiro às 13h e chega à Base Aérea de Brasília às 14h20. Antes de chegar ao palácio, haverá um cortejo de aproximadamente 40 minutos.
Na chegada ao Palácio do Planalto, o corpo de Niemeyer será recebido pela presidenta Dilma Rousseff, junto com a guarda dos Dragões da Independência, que acompanhará o velório aberto a autoridades e parentes até as 16h. Entre 16h e 20h, o velório será aberto ao público.
Depois, o corpo volta para o Rio, onde será velado no Palácio da Cidade. O enterro do arquiteto está previsto para amanhã (7) no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
Oscar Niemeyer morreu na noite de ontem (5), no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Niemeyer morreu às 21h55. Ele completaria 105 anos no próximo dias 15.
Veja aqui imagens das principais obras de Niemeyer em Brasília.
Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 11h52 para corrigir informaçõa. Os Dragões da Independência não acompanharão o cortejo de 40 minutos.
Missa de corpo presente reúne parentes e amigos de Niemeyer em hospital do Rio
Bandeira do Congresso ficará a meio mastro como luto pela morte de Niemeyer
Fundação diz que Niemeyer fez de sua vida um “dedicado serviço à cultura e às artes”
Arquitetos que trabalharam na construção de Brasília dão adeus a Niemeyer