Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Uma exposição de viaturas do Exército e a décima edição da Corrida Duque de Caxias, no Eixão Norte, próximo à Quadra 103, encerram hoje (26) as comemorações do Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto. Além das viaturas, também podem ser vistos equipamentos das Forças Armadas usados pela cavalaria e pela artilharia do Exército.
No local, médicos estão medindo a pressão arterial dos visitantes e as crianças podem brincar em camas elásticas e brinquedos infláveis. A exposição e as outras atrações estarão disponíveis até as 18h.
Regina Lemos, 42 anos, levou os dois filhos, Henrique e Tarcísio, de 8 e 5 anos, respectivamente, para conferir a exposição. Segundo ela, o mais velho pediu para visitar a mostra.
“Eu estou gostando porque tem muitos caminhões de combate e coisas de quartel. Eu tenho vontade de ser militar. Tenho uniforme fardado completo camuflado e coturno”, disse Henrique.
Estão expostas diferentes viaturas usadas pelas Forças Armadas, como o lançador múltiplo de foguetes, que alcança até 80 quilômetros de distância, o posto de comando e controle, que calcula dados topográficos e meteorológicos em campo e os veículos blindados e anfíbios, como o Urutu. De acordo com o tenente coronel Milton Gomes, todos os equipamentos são fabricados no Brasil, com tecnologia nacional.
Ainda estão disponíveis ao público uniformes, canhões e obuseiros, usados para lançar munição. Todos os veículos e equipamentos estão abertos aos visitantes e podem ser manuseados.
Hoje também foi realizada a décima edição da Corrida Duque de Caxias, com cerca de 10 quilômetros e quase 2 mil inscritos. Antes da competição, os participantes tiveram que entregar 2 quilos de alimento não perecível, que serão doados.
Vencedores da categoria em grupo, o time Pede Vento é formado por cinco integrantes, todos com mais de 40 anos. “A molecada de 18 anos ficou toda para trás”, brincou o militar Ronaldo Dantas, de 48 anos. Segundo ele, que também participa de maratonas, o treinamento para chegar em primeiro lugar é diário. Ele treina cerca de 80 quilômetros de corrida por semana.
Todos os participantes da competição receberam uma medalha e uma toalha na linha de chegada e os vencedores ganharam troféus.
Edição: Andréa Quintiere