Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A programação do Ano Brasil Portugal terá abertura com a apresentação da cantora de fado Mariza e de Roberta Sá, acompanhadas da Orquestra Sinfônica de Brasília, na capital federal, no dia 7 de setembro. Em Portugal, o evento estreia em Lisboa com Ney Matogrosso, Monobloco e Martinho da Vila entre os dias 21 e 23 de setembro. A programação se estende até 10 de junho do ano que vem.
O lançamento do evento foi hoje (17), no Rio de Janeiro, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda e do presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e responsável pela programação brasileira, Antonio Grassi. O comissário de Portugal no Brasil, Miguel Horta, divulgou a programação lusitana. A intenção é a de promover o intercâmbio cultural e fortalecer os laços históricos entre os dois países.
Com um orçamento de R$ 7 milhões em 2012, podendo chegar a R$ 14 milhões em 2013, o Brasil levará a Portugal grandes nomes das artes como os músicos Gilberto Gil, Elba Ramalho e Adriana Calcanhoto; Marília Pera e Bibi Ferreira do teatro, Deborah Colker da dança, e Ferreira Gullar da literatura.
Nas artes visuais o destaque será um caminhão itinerante com réplicas de obras de Lígia Clark, que circulará por várias cidades portuguesas. "Era um sonho dela colocar seus bichinhos, que são esculturas manipuláveis de alumínio, em um trailer e rodar a Europa partindo do Sul de Portugal", disse a neta e diretora da Associação Cultural o Mundo de Ligia Clark, Alessandra Clark.
Para compor a programação do Ano do Brasil em Portugal, um edital será lançado pelo Ministério da Cultura, nos próximos dias, para receber projetos de grupos brasileiros de arte como o circo, a dança e o teatro.
Em Portugal, além de Lisboa, cinco cidades estão confirmadas no festival: Porto, Guimarães, Coimbra, Sintra e Faro. As apresentações serão feitas em museus, teatros e praças. As apresentações nos espaços abertos serão gratuitas e nas demais devem ficar abaixo de 10 euros.
Em Lisboa, por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo, será construído um centro cultural para abrigar mostras brasileiras. Entre elas, a exibição sobre Clarice Lispector, que está no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.
Já no Brasil, os eventos organizados por Portugal tendem a ser mais modestos. Por enquanto, foram confirmadas apenas as apresentações de Mariza em Brasília, São Paulo e no Rio, onde ela se apresenta no Theatro Municipal ao lado de Milton Nascimento, no dia 12 de setembro.
O ponto alto do Ano de Portugal no Brasil, no entanto, deve ser um jogo entre as seleções de futebol dos dois países, que ainda não tem data definida, mas deve ser no próximo ano.
Reuniões empresariais com mostras na área de petróleo e gás natural e atividades entre universidades e centros de pesquisas também estão previstas pelos dois países.
Edição: Rivadavia Severo // Matéria alterada às 12h34 do dia 18/07/2012 para esclarecimento de informações