Roberta Lopes*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O México começou hoje (4) a contagem final da votação da disputa presidencial de domingo, em meio a reclamações da esquerda, que deseja a recontagem de todos os votos. Segundo autoridades eleitorais, o trabalho pode ser concluído na manhã desta quinta-feira.
O Instituto Federal Eleitoral do México anunciou hoje (4) que serão recontadas 78 mil urnas eleitorais das 143 mil existentes. A recontagem dos votos foi decidida ontem pelo instituto porque foi verificada uma diferença, de menos de 1%, nos votos para presidente em um terço dos distritos mexicanos.
Na segunda-feira, com base nos dados preliminares, foi declarada vitória do candidato Enrique Peña Nieto do Partido Revolucionário Institucional (PRI), com 38% dos votos, ante 31,64% de Andrés López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), de esquerda.
López Obrador disse na segunda-feira que pediria a recontagem dos votos porque seus colaboradores identificaram várias irregularidades na eleição e que recorreria a todos os processos eleitorais para provar que houve fraude.
* Com informações da agência pública de notícias do México - Notimex
Edição: Rivadavia Severo
Explosão de carro-bomba mata policiais no México
Dilma cumprimenta novo presidente do México e diz que resultado é vitória para América Latina
Presidente eleito do México promete resultados imediatos no combate ao narcotráfico
Candidato do PRI declara vitória no México e é cumprimentado por Calderón
Partido que governou México por 71 anos pode voltar ao poder