Da BBC
A Corte Suprema de Maryland, nos Estados Unidos, aprovou nesta sexta-feira (18), o divórcio de casais homossexuais, apesar de o casamento gay ainda não ser oficialmente permitido no estado.
O tribunal de apelações aprovou por unanimidade a permissão para o divórcio de duas mulheres que se casaram na Califórnia e tiveram a separação legal negada em 2010.
O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado em Maryland no último mês de março, mas a lei só deve entrar em vigor em janeiro de 2013.
No entanto, a oposição espera que os eleitores votem pela anulação da medida em um referendo que deverá ocorrer em novembro, caso 56 mil assinaturas sejam conseguidas a favor da votação.
Jessica Port, de 29 anos, e Virginia Cowan, de 32 anos, se casaram na Califórnia em 2008, pouco antes do casamento gay ser proibido no estado por uma emenda constitucional conhecida como Proposition 8.
Quase dois anos depois, o casal entrou com o processo de divórcio em Maryland, onde vivia, mas o pedido foi rejeitado por um juiz.
Seis estados americanos e a capital já legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Turistas gays poderão casar em Buenos Aires, mas Brasil não reconhecerá uniões
Apesar de proibida a discriminação, homens gays não podem doar sangue
Decisão do STJ sobre casamento gay cria jurisprudência importante, avalia professor da UFG
Parada gay em Brasília deve reunir 30 mil pessoas contra a homofobia nas escolas