Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Um atentado a tiros hoje (19) em frente à escola judaica Ozar Hatorah, em Toulouse, no Sudoeste da França, deixou pelo menos três mortos – duas crianças e um professor – e duas ficaram gravemente feridas. O autor dos disparos conseguiu fugir, segundo as testemunhas. Na semana passada, houve dois atentados contra militares em Toulouse e Montauban, provocando três mortes e um ferido.
O Ministério do Interior da França informou que será reforçado o esquema de segurança nas regiões nas quais há escolas judaicas no país. O ministro do Interior, Claude Guéant, disse que ainda hoje irá a Toulouse para acompanhar as investigações.
Na relação de mortos estão um professor e seus filhos. Segundo testemunhas, um homem que estava em motocicleta abriu fogo em frente à escola judaica. A rua na qual fica a escola foi bloqueada e policiais cercaram o local.
O governo de Israel informou que está surpreso e horrorizado com o ocorrido em Toulouse, na França. O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do país, Yigal Palmor, disse que confia no trabalho das autoridades francesas.
"Estamos horrorizados com esse ataque e esperamos que as autoridades francesas investiguem esse drama e levem os responsáveis pelos assassinatos à Justiça", disse o porta-voz. "Nós acompanhamos o que ocorre com emoção."
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto