Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Pouco menos da metade dos municípios do Pará votou a favor da criação dos estados de Carajás e do Tapajós, no plebiscito realizado ontem (11). O resultado da consulta foi que 66,6% dos eleitores do Pará rejeitaram a divisão do estado.
Segundo levantamento feito pela Agência Brasil, com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das 144 cidades onde houve votação 62 manifestaram-se a favor da criação dos dois estados, o que corresponde a 43% dos municípios.
Na votação, o eleitor teve de responder sim ou não a duas perguntas. Na primeira, se era a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós; e, na segunda, se era a favor da divisão do Pará para a criação do estado de Carajás.
Em Santarém, cidade que poderia tornar-se a capital do estado do Tapajós, 98,63% dos eleitores votaram a favor da criação do estado; enquanto em Marabá, capital do que seria o estado de Carajás, 92,81% dos eleitores votaram a favor da criação da unidade da Federação.
Belém, capital do Pará, teve 93% dos eleitores contrários à criação do Tapajós e 94,87% deles disseram não à criação de Carajás.
Hoje (12), a prefeita do município de Santarém, Maria do Carmo Martins, decretou luto oficial de um dia na cidade, devido ao resultado do plebiscito. As bandeiras da cidade estão a meio mastro e várias lojas estão com tarjas pretas.
Pelos dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, 4.848.495 eleitores estavam aptos a votar, mas houve 1.246.646 abstenções, 25,71% do total.
Edição: Lana Cristina