Da Agência Brasil
Brasília - O combustível do supercargueiro Vale Beijing começará a ser transferido para outras embarcações ainda esta semana. A informação é do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que se reuniu hoje (12) com a empresa coreana STX, responsável pelo navio.
O supercargueiro rachou quando embarcava minério de ferro da Vale. O navio, construído recentemente, seguiria para o Porto de Roterdã, na Holanda, mas, por causa da rachadura, teve que ficar ancorado no Porto de São Luís, no Maranhão.
Cerca de 7 mil toneladas de combustível deverão ser retiradas do supercargueiro para evitar risco de vazamento de óleo no mar. “Estamos aguardando a chegada do equipamento para bombear o combustível. Até o fim da próxima semana, o combustível será transferido”, disse o analista ambiental do Ibama em São Luís, Antônio Campos Lima.
O navio tem capacidade para transportar 400 mil toneladas de minério. Tem 292 metros de comprimento, 45 metros de largura e 23 metros de calado.
A Vale diz que deixou de embarcar 750 mil toneladas de minério de ferro desde a suspensão das operações do navio.
Edição: Aécio Amado