Espera-se que Irã convença o mundo de que programa nuclear é pacífico, diz comissário da ONU

12/12/2011 - 10h49

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O alto comissário das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, Sérgio Duarte, disse hoje (12) que espera que o Irã consiga convencer a comunidade internacional de que o seu programa nuclear é pacífico, como garante o país asiático. No início de novembro, um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) mostrou que o Irã trabalhou, em período recente, para produzir armas nucleares.

“A avaliação final desse relatório é que o Irã poderia estar [envolvido com armas nucleares]. Então, não chega a ser uma certeza de que o Irã efetivamente esteja engajado nessa questão. É de se esperar que o Irã consiga convencer a opinião pública internacional de que o seu programa é efetivamente pacífico”, disse Duarte.

Países como os Estados Unidos e Israel têm reiteradamente declarado que o Irã está tentando desenvolver armas nucleares. Já o governo iraniano nega e diz que o seu programa nuclear tem fins pacíficos. O brasileiro Sérgio Duarte participou hoje, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, de um seminário sobre políticas de desarmamento no Brasil.

Edição: Juliana Andrade