Mariana Jungmann e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - As pessoas com deficiências somam 14,5% da população Brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje (3), diversos eventos marcaram o Dia de Pessoas com Deficiência.
Em Brasília, onde 13,44% das pessoas têm algum tipo de deficiência física ou mental, o Instituto Mãos de Arte promoveu uma série de shows e apresentações de grupos formados por deficientes e não deficientes. O evento ocorreu no Conjunto Cultural da República, no centro da capital federal.
De acordo com a presidente do instituto, Elisa Lemos, eventos como estes mostram para a sociedade que essas pessoas podem ser incluídas no meio social desenvolvendo diversas atividades produtivas, entre elas a cultural. “É a participação e integração dos artistas locais com artistas especiais. É uma integração fundamental para evitar a descriminação”, disse à Agência Brasil.
Em São Paulo, as comemorações foram pulverizadas em vários parques, museus e teatros da cidade, na 2ª Virada Inclusiva. Foram realizados diversos eventos culturais e esportivos, inclusive com uma caminhada pela manhã na Avenida Paulista.
Os dados do Censo 2000 demonstram que são pelo menos 24,6 milhões de brasileiros portadores de necessidades especiais. Desses, 48% apresentam deficiência visual, 23% motora, 16% auditiva, 9% mental e 4% outros tipos de deficiência física.
Edição: Aécio Amado
São Paulo realiza Virada Inclusiva com eventos em 35 cidades