Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília – De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o início do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “transcorreu sem grandes incidentes”. Foi registrado tumulto nos portões que dão acesso aos locais de prova em Salvador (BA), São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). Segundo o Inep, a confusão foi causada por alunos que chegaram atrasados aos locais e se deu em função da "ansiedade de última hora e impaciência com relação a filas na entrada".
Pelo menos oito candidatos foram desclassificados porque utilizavam o celular durante a prova para postar mensagens na rede social Twitter. Os casos foram registrados em Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sananduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP). O uso de qualquer aparelho eletrônico é proibido e os equipamentos devem ser desligados e entregues aos aplicadores antes do início da prova.
Amanhã (23) os portões também serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. O Inep recomenda que os participantes cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência para que evitem atrasos.
Edição: Lílian Beraldo
No interior de Goiás, delegado tenta fazer aluno entrar no local de prova do Enem após o horário
Rompimento de tubulação na zona sul leva estudante a perder prova do Enem na Unirio
Atrasados, candidatos são barrados no primeiro dia do Enem em São Paulo
Falta de ônibus e acidente de moto estão entre as desculpas de quem perdeu o Enem em Curitiba
Começa o primeiro dia de provas do Enem em 1,6 mil municípios do país