Ideli pede a deputados da base governista que aprovem prorrogação da DRU

14/09/2011 - 15h10

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo trabalha para que sua base parlamentar aprove a prorrogação da Desvinculação dos Recursos da União (DRU) como está na proposta orçamentária encaminhada ao Congresso Nacional. Caso o Legislativo não aprove a prorrogação, disse a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o Executivo será obrigado a remanejar o Orçamento de 2012 “na intensidade com que isso foi feito quando da derrota na prorrogação da CPMF [Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira”. 

Para evitar isso, a ministra fez hoje um apelo aos deputados da base governista das bancadas do Norte e Nordeste para que votem a favor da prorrogação da DRU como está no Projeto de Lei do Orçamento para 2012. Esse instrumento permite ao Executivo usar livremente 20% das receitas previstas no Orçamento da União.

“Vamos trabalhar para ter a aprovação, principalmente neste momento grave de crise econômica internacional”, disse Ideli, durante café da manhã com os deputados. De acordo com a ministra, a crise é “extremamente grave” e preocupa cada vez mais o governo. A ministra reafirmou aos parlamentares a determinação passada pela presidenta Dilma Rousseff à equipe de adotar uma política de enfrentamento da crise, “crescendo, investindo, gerando oportunidades e empregos”.

Para o governo, a execução de tal política de enfrentamento da crise internacional depende da liberdade de remanejar os 20% de recursos do Orçamento, conforme está previsto pela DRU, para investimento em obras. Ideli Salvatti disse que esse contexto exige do Congresso “um debate muito responsável”.

Edição: Nádia Franco