Da Agência Brasil
Brasília – O governo do Distrito Federal (DF) lançou hoje (31) o Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Ele consiste em um conjunto de medidas que contemplam prevenção ao uso, o tratamento e a reinserção social de usuários e o combate ao tráfico do crack e de outras drogas ilícitas. "Estamos aqui hoje para declarar guerra ao tráfico de drogas em Brasília", disse o governador Agnelo Queiroz.
O plano é resultado de um trabalho feito pelo Comitê de Enfrentamento ao Crack. Para o coordenador de Gerência de Saúde Mental do DF, Augusto César Farias, destacou uma das prioridades é fazer com que o usuário saiba que o governo oferece tratamento para quem quer deixar o vício. "Firmamos o compromisso de oferecer o tratamento adequado para aquele usuário que não sabe que esse serviço é oferecido gratuitamente. O problema vai além da saúde, é também um problema de falta de esclarecimento".
O plano é formado por etapas que compreendem ações de recuperação e combate ao tráfico. Na primeira, serão implantados cinco novos centros de Atenção Psicossocial (CAPs); a instalação de quatro casas de acolhimento transitório, que servirão de abrigos aos usuários desabrigados e sem família, e a construção de 11 consultórios de rua, que serão colocados em pontos estratégicos nos principais pontos de Brasília e nas cidades satélites.
O combate ao tráfico vai envolver a concessão de uma área à Polícia Rodoviária Federal para a construção de um posto de fiscalização na BR-070, rota de tráfico, e a intensificação de ações integradas nos locais de uso identificados.
Edição: Aécio Amado