Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Os empresários de diferentes setores estão otimistas com as medidas de apoio à indústria nacional anunciadas hoje (2) pelo governo federal. Foi o que percebeu o presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erik Camarano, ao conversar com empreendedores durante o coquetel de abertura da cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Inovação.
“As empresas dos vários setores estão avaliando como um avanço [as medidas de apoio à indústria nacional]”, disse Camarano. “A gente ainda tem muito a fazer, mas a direção está correta.”
Para o empresário do setor de autopeças Paulo Tigre, o Plano Brasil Maior indica que o governo está preocupado com o desenvolvimento da indústria. “O governo praticamente assumiu a de defesa dos nossos interesses nas áreas de importação e de exportação.”
De acordo com o empresário, a mobilização do governo federal mostra que novos incentivos deverão ser anunciados em breve. “Acredito que vamos começar a andar mais rápido, até porque o governo está criando um grupo de inteligência para o comércio exterior.”
Segundo Camarano, a iniciativa foi bem aceita porque busca resolver os principais gargalos que atrapalham a indústria nacional. “O Brasil tem grandes gargalos, como o custo da folha de pagamento.” Além disso, acrescentou, é preciso simplificar e reduzir a carga tributária. Ele defende também o aumento de investimento em infraestrutura e na qualificação do ensino.
Edição: João Carlos Rodrigues