Secretário-geral da Otan exige renúncia de presidente líbio

16/06/2011 - 13h49

Da Agência Telam

Brasília - O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, cobrou hoje (16) do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, que renuncie ao cargo para acabar com a escalada da violência no país. "O tempo dele já passou. Ele deve ir. Acabou", disse ele, em entrevista coletiva em Madri.

Para o secretário-geral, a ação militar da Otan, que controla a área de exclusão aérea na Líbia, é a principal responsável pelo impedimento de um massacre na região. Segundo ele, os militares estrangeiros conseguem inibir parte dos ataques de Khadafi aos civis.

Rasmussen se reuniu com primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodriguez Zapatero. Após a reunião, ambos defenderam que a pressão contra a permanência de Khadafi deve ser intensificada por meio de intervenção militar, de oposição política e econômica, assim como o apoio irrestrito ao Conselho Nacional de Transição .

Zapatero afirmou que a missão espanhola que apoia a ação militar da Otan será mantida. A Espanha participa com 500 soldados, quatro F-18, dois aviões de reabastecimento, uma fragata, um submarino e aviões de vigilância marítima.

A ministra da Defesa da Espanha, Carmen Chacón, disse hoje que seu país tem um "compromisso firme" na operação comandada pela Otan na Líbia. “[O sucesso da operação] determinará a capacidade da aliança para contribuir para um futuro de democracia, estabilidade e prosperidade no Mediterrâneo", disse ela.