Primeiro-ministro da Turquia é reeleito para terceiro mandato

13/06/2011 - 12h35

Da BBC Brasil

Brasília - O atual primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, vai permanecer no poder por um terceiro mandado. Seu partido, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AK), venceu as eleições realizadas ontem  com 50% dos votos e 99% das urnas apuradas. O partido obteve 326 cadeiras no parlamento turco.  

A Turquia negocia a sua entrada na União Europeia e é integrante da aliança militar Organização do Atlântico Norte (Otan). Mais de 50 milhões de turcos, cerca de dois terços da população de 73 milhões, estavam aptos para votar.

Segundo a BBC, o resultado dá uma confortável maioria para o AK, mas frustra as esperanças do partido de obter maioria de dois terços (faltaram 41 assentos), o que autorizaria o premiê a fazer mudanças unilaterais na Constituição. Com o resultado, ele só poderá fazer mudanças por meio de um referendo a população.

Em seu discurso de vitória, Erdogan disse que o partido vai "discutir uma nova Constituição com os partidos de oposição".

"O povo nos deu essa mensagem de trabalhar por uma nova Constituição por meio do consenso e da negociação."

O principal opositor do AK era o Partido do Povo Republicano (CH), que apostou em candidatos mais novos para atrair jovens eleitores e obteve 26% dos votos.

Outro rival era o Partido Movimento Nacionalista (MH), que ficou com 13%. Os dois partidos obtiveram votação acima dos 10% necessários para entrar no Parlamento.

Apesar da vitória do AK, ele conseguiu menos cadeiras do que nas últimas eleições, em 2007, enquanto a oposição se fortaleceu. O AK ficará com 13 cadeiras a menos, enquanto o CH terá 136 assentos e o MH, 56 – 24 e 15 cadeiras a mais, respectivamente, do que na votação de quatro anos atrás.